Não é novidade para ninguém que uma boa noite de sono é indispensável para a nossa saúde. O que talvez você ainda não saiba é quão problemático pode ser para o organismo humano dormir pouco ou ter um sono de baixa qualidade. São inúmeras as repercussões negativas para quem se encontra nessa situação.
Pensando em trazer bons esclarecimentos sobre o assunto, preparei este post com uma espécie de discussão sobre a importância de ter uma boa noite de sono. Falarei a respeito da função do sono em nosso organismo e dos problemas de dormir mal. Vou tratar ainda de algumas dicas para você que gostaria de voltar a ter noites tranquilas, com repouso de verdade. Confira!
Contribuição do sono para o bom funcionamento do organismo
Não há um consenso entre os membros da comunidade científica sobre as funções do sono para o organismo humano. Há algumas limitações técnicas que dificultam o avanço dos estudos em curso.
Ao mesmo tempo, o que temos de conclusivo não pode ser desprezado. Como exemplo, podemos citar a excreção de hormônios. Já ouviu aquela história de que criança que não dorme cedo não cresce? Isso não é pura precaução de pais cuidadosos, pois é durante o sono que os hormônios do crescimento entram em ação.
É também durante o sono que acontece a transposição de nossa memória temporária para a memória permanente. Acredita-se, inclusive, que problemas relacionados à memória entre adultos saudáveis decorram de uma rotina de noites maldormidas, como visto em uma pesquisa conduzida pelas Faculdades de Medicina e de Psicologia da USP sobre REM (sigla em inglês para movimento rápido dos olhos), o último estágio do sono.
Há também forte correlação entre efetividade do sistema imunológico e sono. Isso porque pessoas que dormem mal estão mais suscetíveis a infecções.
Problemas decorrentes de dormir pouco
Já citei aqui alguns problemas observados quando se dorme menos que o recomendado ou se tem um sono de baixa qualidade. Como você deve saber, existem inúmeros outros problemas, sendo eles:
- baixo vigor físico;
- irritabilidade;
- dificuldade de aprendizado;
- envelhecimento precoce;
- problema em manter a atenção em suas atividades rotineiras;
- sonolência e sensação de olho pesado.
Saiba como ter uma boa noite de sono
Se você apresenta algum problema para dormir ou simplesmente gostaria de melhorar a qualidade do próprio sono, existem algumas dicas preciosas que podem ser levadas à prática. Conheça algumas delas:
- praticar regularmente exercícios físicos;
- manter uma dieta saudável, principalmente durante a noite, período em que não é recomendado ingerir alimentos gordurosos ou pesados;
- evitar grande ingestão de líquido durante a noite, uma vez que a necessidade de urinar atrapalha a sequência do sono;
- cultivar uma rotina, pelo menos durante a semana, com intervalos de horário específicos para dormir e acordar;
- ir para a cama somente quando estiver efetivamente com sono;
- evitar luminosidade, seja ela advinda de televisor, celular ou do próprio quarto;
- praticar meditação momentos antes de dormir, o que contribui para a diminuição de seu nível de ansiedade.
Com o post de hoje, espero ter trazido bons esclarecimentos relativos a por que você precisa ter uma boa noite de sono. Como você mesmo deve ter percebido, os prejuízos para quem dorme pouco e mal são inúmeros. Por isso, fique atento às nossas dicas sobre como melhorar a qualidade de seu sono e passe a repousar por pelo menos 7h ou 8h todas as noites.
Para continuar acompanhando conteúdos tão interessantes quanto este, assine a nossa newsletter e receba semanalmente novas publicações diretamente em seu e-mail. 😉
Comentários