Escolha uma Página

Entenda como e por que a produtividade e organização andam de mãos dadas.

Organização e produtividade sempre andam de mãos dadas. Isso porque é quase impossível chegar a bons resultados, seja em nossa vida pessoal ou profissional, sem deixar tudo em ordem. Como você tem lidado com essas duas questões? Encontra dificuldades para manter um equilíbrio?

Ciente de que nem sempre é fácil ter sucesso em nos organizarmos para sermos produtivos de verdade, preparei neste post algumas estratégias que me ajudam em meu dia a dia e também podem ser de grande valia para você. Não deixe de conferir!

Produtividade e OrganizaçãoEstabeleça prioridades

Frente aos vários papéis que exercemos em nossas rotinas − profissional, mãe, amiga, esposa −, incorporamos uma série de atribuições. Muitas vezes, nos vem o sentimento de que não podemos dar conta de tudo, e a reboque vem aquela frustração por não atendermos às expectativas daqueles que estão à nossa volta.

Sem a pretensão de dizer o contrário, que, sim, você pode e deve dar conta tudo, posso afirmar, com alguma tranquilidade, que priorizando o que há de essencial, você se sentirá mais feliz e realizada.

Nesse esforço, é importante compreender que sempre ficará algo por fazer. No entanto, se você conhece sua capacidade de realização e sabe o que é possível entregar ao longo de um dia, não abra mão de bater essa “meta”. Dedique 20 min todos os dias para criar um cronograma para as próximas 24h. Mas para isso, é preciso ser realista e conferir um grau de prioridade para cada atividade e na grande maioria dos dias não deixar de fazê-las.

Tenha prazos muito bem definidos

Quem nunca perdeu um prazo que atire a primeira pedra. Seja um relatório importante ou a data de uma apresentação de um filho na escola, vez ou outra, nos perdemos em meio a tantos compromissos.

E, para contornar essas situações indesejadas, só resta trabalhar melhor com o tempo. Em nosso trabalho, por exemplo, geralmente as demandas têm uma data para serem finalizadas, o que contribui para nossa organização. O problema passa a ser aquelas atividades em nossa vida pessoal, que nem sempre vêm com um prazo atrelado, o que nos leva a procrastinar.

Pelo bem de sua organização e produtividade, não faça isso. Mesmo que ninguém te exija um prazo, estabeleça você mesma uma data e horário muito bem definido para fazer o que tem que ser feito. Com o tempo, isso se tornará um hábito e você terá um ganho incrível em seu poder realização.

Organize seu ambiente de trabalho/casa

Todo mundo já deve ter ouvido falar que a organização do ambiente em que vivemos repercute diretamente em nosso estado mental. É como se o nosso fluxo de pensamentos refletisse a ordem ou a desordem do meio.

Se você já não comprovou isso empiricamente, na prática, esteja convidada a fazer o teste. Permaneça alguns dias com o quarto ou toda a casa extremamente desorganizada e tente observar sua produtividade. O contrário também é válido e deve ser feito para constatar a diferença.

Em maior ou menor grau, você verá quão importante é manter o ambiente físico em ordem para que a nossa “casa mental” esteja apta a nos conduzir em nossas atividades rotineiras.

Para continuar acompanhando as novas publicações do meu blog, assine a minha newsletter e receba diretamente em seu e-mail novas publicações.

Junte-se a minha lista de assinantes

receba conteúdo exclusivo

You have Successfully Subscribed!

Insira seu e-mail e seja um dos primeiros a saber sobre os próximos cursos.

You have Successfully Subscribed!

Insira seu e-mail e seja um dos primeiros a saber sobre o próximo INQUIETOS MEDITAM

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This