Você sabe o que é procrastinação? Procrastinação nada mais é que deixar para depois, adiar um trabalho sem motivo aparente. Quem nunca se viu nessa situação?
Quanto mais tempo dispomos para dar encaminhamento a determinada atividade, mais tempo gastamos nisso. No limite, essa demora nos coloca em dificuldades para cumprir prazos ou realizar outros trabalhos importantes.
Para entender a fundo essa questão e se livrar desse ciclo vicioso, vou apresentar neste post quais são as causas da procrastinação e como adotar um outro tipo de postura. Confira!
Causas
Temos várias causas para a procrastinação, mas as principais são:
Complexidade da tarefa
Se você observar seu comportamento no dia a dia, perceberá que, quanto menos complexa a atividade, maior a tendência a procrastinar. Aquele simples e-mail a ser enviado para um cliente ou fornecedor sempre pode ficar para depois. Afinal, é só um simples e-mail e a qualquer tempo você tem condições de fazer isso.
Nesse processo de autoengano, uma simples tarefa sob sua responsabilidade vai ficando para depois e, quando você se dá conta, já não dá mais tempo de fazer o que tinha de ser feito. Em alguns casos, é alto o preço a ser pago por isso.
Crenças limitantes
A personalidade e o sistema de crenças do indivíduo também têm relação direta com a procrastinação. Nesse sentido, partindo do pressuposto que somos o que acreditamos, uma crença nociva que diga respeito ao dimensionamento do tempo pode ser um fator crítico.
Imagine que alguém tenha incutido em si a ideia de que é impossível cumprir os prazos que lhe são impostos. De forma inconsciente, ela inicia suas atividades já se autossabotando, pois crê que o tempo nunca será suficiente.
Ambiente
Outra causa da maior relevância é o ambiente em que você está inserido. Afinal de contas, somos contagiados pelo estado de ânimo das pessoas que estão a nossa volta. Basta pensar em uma equipe de trabalho desestimulada, que perdeu o foco para alcançar os objetivos traçados. Nesse meio, é natural haver maior procrastinação.
Por outro lado, num ambiente em que todos estão motivados, o bom desempenho de um colega pode puxar o dos demais, criando uma onda positiva em termos de produtividade. Pense, por exemplo, em time de futebol. O esforço de determinados jogadores para chegar em todas as bolas pode servir de estímulo positivo para aqueles que não estão em um bom dia.
Como evitar
Depois de entender o que é procrastinação e suas principais causas, devemos pensar em como evitar esse tipo de comportamento. De alguma maneira, a resposta já está contida nas próprias causas listadas. Isto é:
– Não despreze a complexidade das tarefas. Não é porque se trata de algo simples, que você vai deixar para depois.
– Investigue seu sistema de crenças. Inconscientemente você pode estar reproduzindo padrões de comportamento que levam à procrastinação. Para isso, algumas terapias holísticas podem ser de grande ajuda, como o thetahealing, por exemplo.
– Busque por ambientes que favorecem a produtividade. Embora nem sempre isso seja possível, cercar-se de pessoas que estão focadas em um propósito, seja para projetos pessoais, seja para vida profissional, é uma dica mais que válida.
Para continuar a conferir conteúdos tão relevantes quanto este, convido você a assinar a minha newsletter. Assim, você receberá diretamente em seu e-mail novos conteúdos do blog.
Comentários