Escolha uma Página

Quais são os causadores do estresse no dia a dia

Identificar os causadores do estresse é um primeiro passo para combatê-lo. Afinal de contas, para contornar as situações de dificuldade você precisa as conhecer. E é exatamente esse o momento em que as pessoas encontram dificuldades, pois consideram viver uma vida normal, enquanto poderiam eliminar alguns hábitos diretamente ligados ao estresse.

Pensando em te ajudar, listei neste post o que os especialistas consideram ser os principais causadores do estresse. Questões ligados ao trabalho, problemas afetivos, entre outros. Continue a leitura e saiba mais.

Questões ligadas ao mundo do trabalho

Causadores do estresse

No tempo em que vivemos, o trabalho tem ocupado um espaço cada vez maior em nossas vidas. Para a maioria das ocupações conhecidas, em que há dedicação de cerca de 40h semanais, distribuídas entre 5 ou 6 dias, levar trabalho para fazer em casa é natural. É uma questão quase implícita no contrato de admissão.

Podemos dizer que essa rotina por si só já é fonte de estresse. No entanto, momentos em que se inicia em uma nova função ou emprego podem ser ainda mais desgastantes. Isso porque há uma preocupação maior em apresentar melhor desempenho, de modo a causar uma boa primeira impressão.

Problemas afetivos

Problemas afetivos são também grandes causadores de estresse. E não é para menos, pois, quando mantemos uma questão mal resolvida com algum familiar, parceiro ou amigo, levamos dias de desequilíbrio mental e emocional.

A depender do problema, não conseguimos tirar o foco daquela discussão que aconteceu, da mágoa cultivada por alguém ou outra questão do gênero. E, no esforço repetitivo de revisitar um problema que está repercutindo em nossa mente, chegamos aos sintomas do estresse.

Ansiedade em relação ao futuro

Quem sofre de ansiedade enfrenta uma angústia que é não conseguir viver o momento presente, sem parar de especular sobre o que está por vir, entrando em um ciclo vicioso de pensamentos pouco edificantes. Muita gente passa a vida paralisada por isso e acaba por viver um estado emocional extremamente degradante.

Naturalmente, o estresse, mais uma vez, estará presente. Afinal de contas, é impossível não ficar tenso depois de estar tomado pela ansiedade.

Insônia ou sono de má qualidade

Chegamos a um dos principais causadores do estresse, que são as noites maldormidas. Quem já teve que se levantar depois de uma madrugada em claro para encarar um dia inteiro de trabalho sabe exatamente do que estou falando.

A sensação de extrema exaustão é capaz de abalar qualquer um, elevando a irritabilidade ao extremo. Sem falar que o fato de só poder descansar ao final de expediente agrava toda a situação.

E, de forma latente, o sono de má qualidade de maneira geral, não só as noites sem dormir de quem sofre de insônia, é capaz de provocar elevados níveis de estresse. Nesse caso, é bom explicar o que deve ser entendido por noite bem-dormida.

Primeiro: fechar os olhos ao se deitar, adormecer em alguns instantes e acordar só na manhã seguinte não significa dormir bem. Quem tem esse comportamento, ao despertar, pode se queixar de indisposição, cansaço, mal-estar etc.

Um sono com verdadeira qualidade tem a ver com dormir, sem necessariamente haver um número mínimo de horas, e despertar se sentindo plenamente descansado, com boa disposição, pronto para cumprir todos os compromissos do dia.

Com isso, queremos dizer que melhorar a qualidade de seu sono é um dos meios para viver com menos estresse. Menos estresse, que, somado a descanso pleno, são fatores que têm tudo para melhorar seu quadro de saúde como um todo.

Para continuar a acompanhar conteúdos tão exclusivos como este, convido você a assinar a minha newsletter e receber diretamente em seu e-mail novas publicações do blog. Até a próxima!

Junte-se a minha lista de assinantes

receba conteúdo exclusivo

You have Successfully Subscribed!

Insira seu e-mail e seja um dos primeiros a saber sobre os próximos cursos.

You have Successfully Subscribed!

Insira seu e-mail e seja um dos primeiros a saber sobre o próximo INQUIETOS MEDITAM

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This