Escolha uma Página

4 dicas de como dormir melhor

Entenda na prática como alguns pequenos hábitos podem mudar radicalmente a qualidade de seu sono.

Como dormir melhorMilhões de pessoas em todo o mundo se perguntam diariamente como dormir melhor. Sim, distúrbios ligados ao sono estão presentes em diferentes culturas, etnias e meios de vida.

No Brasil não seria diferente. Pesquisa conduzida pela Associação Brasileira do Sono revela que 73 milhões de brasileiros apresentam problemas para dormir. Esse é um número alarmante visto que a qualidade do sono repercute de várias formas em nosso organismo, seja em nosso humor, seja na nossa disposição ou cognição.

Quem já enfrentou seguidas noites maldormidas sabe do que estamos falando. Sobreviver ao dia é um verdadeiro martírio.

Pensando em ajudar quem se encontra nessa situação, organizei neste post 4 dicas muito interessantes para quem tem o sonho de passar a dormir melhor. Não deixe de conferir!

Controle estímulos que mantêm a vigília 

Para a qualidade de seu sono melhorar significativamente, basta mudar alguns pequenos hábitos para os momentos que antecedem sua chegada à cama. Manter distância do celular, por exemplo, é um deles. O que lemos ou assistimos momentos antes de tentar dormir, sem falar na luminosidade do aparelho, pode nos colocar em alerta.

A luz do quarto também é outro aspecto importante. Quanto mais escuro o ambiente, melhores condições você terá de pegar no sono. Televisão ligada, nem pensar! 

Ainda a respeito de estímulos que mantêm o estado de alerta, evite o consumo de bebidas estimulantes durante a noite e não coma alimentos pesados ou em grande quantidade durante o jantar. 

Mude os maus hábitos: coma melhor e se exercite 

Há pouco falei sobre o que não comer antes de ir para cama. Mas, mais que evitar alguns alimentos considerados vilões, é preciso manter uma dieta saudável de forma geral. Quem sofre com sobrepeso, principalmente, terá maiores chances de enfrentar problemas como ronco e apneia, que atrapalham e muito a qualidade do sono.

Atividades físicas regulares também são muito importantes para ter noites tranquilas. Isso porque à medida que mantemos um alto gasto energético fazendo exercícios aeróbicos, como corrida, natação ou qualquer outro esporte, nosso corpo, naturalmente, demandará descanso. Do ponto de vista hormonal, teremos maior produção de melatonina, hormônio regulador do sono.

Mas lembre-se: de preferência a não fazer exercício logo antes de dormir pois se a prática for muito envolvente você pode demorar um pouco mais para desacelerar. 

Prepare-se para dormir 

Alguns rituais antes de dormir podem ajudar muito quem enfrenta problemas com distúrbios do sono. Por exemplo, além de evitar as já citadas situações de estímulo ao estado de vigília, você só deve ir para cama quando estiver efetivamente com sono. Afinal de contas, nada mais angustiante que ficar muito tempo revirando de um lado para o outro e não conseguir dormir.

Por isso, faça uma preparação antes de se deitar, como tomar uma banho relaxante, fazer uma refeição balanceada, realizar exercícios de respiração para desacelerar seus batimentos cardíacos ou qualquer outra prática que você considere positiva para manter-se tranquilo. 

Pratique meditação para dormir melhor 

Um remédio que você talvez não conheça para dormir melhor chama-se meditação.. Alguma vez você já praticou?

Ao contrário do que muitos pensam, meditar não é uma prática que se destina exclusivamente a monges no alto de uma montanha, nem está ligada a nenhuma religião. Qualquer pessoa pode destinar alguns minutos de seu dia para observação da própria mente.

Saiba também que existem vários tipos de meditação, como as meditações guiadas para o sono. Essa é um tipo de técnica cujo objetivo é induzir quem está ouvindo a um estado profundo de relaxamento, tão necessário para um sono revigorante.

Depois de conferir todas essas dicas sobre como dormir melhor, tenho certeza de que você está pronto para mudar para melhor sua relação com o sono. Você deve ter percebido que pequenas mudanças de hábito fazem toda a diferença. Não hesite em mudar!

 

Gostou das dicas que trouxemos no post de hoje sobre como dormir melhor? Assine a minha newsletter e receba diretamente em seu e-mail conteúdos exclusivos do blog.

 

Junte-se a minha lista de assinantes

receba conteúdo exclusivo

You have Successfully Subscribed!

Insira seu e-mail e seja um dos primeiros a saber sobre os próximos cursos.

You have Successfully Subscribed!

Insira seu e-mail e seja um dos primeiros a saber sobre o próximo INQUIETOS MEDITAM

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This