Escolha uma Página

Aprenda de uma vez por todas como manter o foco em suas tarefas

Como manter o foco em suas tarefas é uma daquelas perguntas de 1 milhão de dólares. Podemos afirmar, com alguma segurança, que a maioria das pessoas, em suas rotinas de trabalho, já implementou alguma técnica voltada à concentração sem obter o sucesso desejado.

Resta a pergunta: por que é tão difícil dedicar-se integralmente a uma atividade, sem perder tempo com distrações que roubam o seu tempo e não lhe dão nenhum retorno?

No post de hoje, vou responder a essa pergunta listando as principais fontes de distração para quem tenta manter o foco em suas tarefas. Você ainda poderá acompanhar dicas e métodos incríveis para não perder a concentração. Acompanhe!

Reconhecendo situações de distração

Antes de tratarmos propriamente sobre como manter o foco em suas tarefas, precisamos identificar as situações críticas responsáveis por sabotar sua produtividade. Conheça quais são elas:

Interrupção constante do trabalho

Quando iniciamos uma tarefa rotineira, o ideal é concluí-la sem interrupções. Caso a atividade em questão tome várias horas ou dias de seu tempo, faça uma divisão por etapas e tente concluir uma a uma com pausas apenas entre elas.  

Tenha em vista que, quando interrompemos nosso trabalho para fazer qualquer outra coisa, simplesmente perdemos o fio da meada. Pense, por exemplo, na leitura de um livro.

Para uma melhor compreensão da história ou das informações repassadas, é interessante ler os capítulos sem interrupções ou planejar a leitura de blocos de páginas em cada capítulo. Assim, você não precisa revisitar parágrafos ou páginas anteriores para entender o que foi lido poucos minutos antes.

Proximidade a aparelho celular

Atualmente, os smartphones são os grandes vilões para quem pensa em ser mais produtivo. Por se tratar de um objeto que concentra um grande número de funcionalidades que organizam a vida moderna, esses aparelhos, ao mesmo tempo que nos ajudam, roubam horas preciosas de nossos dias.

Para focar em suas atividades, o ideal é manter distância do celular em determinados períodos do dia. Um amigo costuma deixar o aparelho dentro carro na parte da manhã, só para não correr o risco de ser incomodado por ligações e mensagens que podem ser respondidas em outro momento.

A propósito de e-mails e mensagens de texto em aplicativos, convém reservar um horário específico para respondê-las. Dessa forma você não perde tempo e ritmo de trabalho parando a todo momento.

Ausência de uma programação diária

Cultivar o hábito de fazer diariamente uma lista de tarefas só tem a contribuir para a sua produtividade. Entre outras coisas, essa é uma maneira de dar alguma previsibilidade ao seu dia e impedir que você se dedique apenas a resolver situações de urgência devido à falta de uma programação. 

Entenda na prática como manter o foco em suas tarefas

Agora que já sabemos quais circunstâncias merecem ser evitadas, posso falar agora diretamente sobre como manter o foco em suas tarefas. Acompanhe, a seguir, alguns métodos que podem ajudá-lo em seu dia a dia:

  • Tente manter uma rotina. Isso permite que você tenha condições de criar um vínculo com suas atividades, mantendo maior foco.
  • Não convém ser multitarefas todo o tempo. A realização de várias atividades simultaneamente sabota sua criatividade e pode gerar estresse.
  • Descanse devidamente. Dormir mal traz uma sensação constante de exaustão, o que em nada contribui para sua produtividade.
  • Organize seu ambiente de trabalho ou estudos. Uma mesa e uma sala em ordem repercutem positivamente em seu estado mental.
  • Crie ciclos de atividades de no máximo 40 minutos. Trabalhar por longas horas sem pausas diminuiu seu nível de concentração.

Depois de acompanhar todas as dicas no post de hoje, esperamos que você tenha compreendido como manter o foco em suas tarefas. Como você deve ter percebido, alguns métodos são muito simples de serem levados à prática e podem fazer toda a diferença. Vale a pena tentar!

Para continuar acompanhando conteúdos tão interessantes como esse, assine a minha newsletter e receba novas publicações diretamente em seu e-mail.

 

Junte-se a minha lista de assinantes

receba conteúdo exclusivo

You have Successfully Subscribed!

Insira seu e-mail e seja um dos primeiros a saber sobre os próximos cursos.

You have Successfully Subscribed!

Insira seu e-mail e seja um dos primeiros a saber sobre o próximo INQUIETOS MEDITAM

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This