Escolha uma Página

Como ter mais disposição durante o seu dia

Você já deve conhecer algumas dicas sobre como ter mais disposição durante seu dia, mas saberia reconhecer de verdade o que tem roubado sua energia?

Saiba que existe uma série de situações que devem ser evitadas se sua intenção for ter mais pique para dar conta de todas as suas obrigações diariamente, como trabalho, estudos, tarefas domésticas, entre muitos outros compromissos.

E, mais do que conhecer o que evitar, precisamos também compreender, de verdade, o que pode ser incorporado como hábito na busca por mais saúde e disposição. No post de hoje, você poderá conferir algumas dicas. Continue a leitura e saiba mais.

Principais causas de cansaço e indisposição

Listaremos, a seguir, quais são as principais causas de indisposição entre adultos saudáveis.

Como ter mais disposiçãoMá qualidade do sono

Dormir menos que o necessário é um daqueles problemas que podem ser classificados como “mal do século”. Com metas cada vez mais desafiadoras no trabalho, as pessoas se veem na obrigação de perder algumas horas de sono semanalmente para encaminhar demandas profissionais.

Acontece que a conservação desse hábito cobra um preço altíssimo a médio e longo prazo. Alguns sintomas podem ser facilmente identificados já de início por quem se vê nessa situação, como perda de memória recente e o tão indesejado cansaço sem motivo aparente.

Outras funções cerebrais também podem ser afetadas. Estudo recente publicado pela renomada revista científica Nature, dá conta que dormir pouco tem o mesmo efeito sobre o cérebro que o consumo de álcool por incapacitar funções neuronais. Funções essas que depois de comprometidas causam lapsos de cognição.   

Alimentação inadequada

É um tanto intuitivo atribuir cansaço sem motivo aparente a uma dieta desequilibrada. Afinal de contas, a qualidade dos alimentos ingeridos terá influência sobre todas as nossas funções orgânicas.

Por isso, não fique se perguntando como ter disposição se a sua alimentação vai mal. Comece logo um esforço de readequação alimentar e veja como isso repercute em seu dia a dia. Caso a mudança não surta efeito algum, aí sim é cabível investigar outras possíveis causas.

Sedentarismo

Outra causa direta de indisposição física e mental é o sedentarismo. Quem não costuma destinar algumas horas semanais para se exercitar, poderá pagar um preço alto por isso. A falta de vigor físico é a menor delas, com as chances de aumento de incidência de doenças crônicas e consequente diminuição da expectativa de vida configurando problemas mais graves.

Saiba como ter mais disposição meditando

Em se tratando de como ter mais disposição, pode ser que você não conheça os benefícios que a prática de meditação reserva para quem persegue esse objetivo. Em primeiro plano, podemos destacar o alívio de seu cansaço mental proporcionado por essa prática. Muitas pessoas desconsideram esse aspecto, acreditando haver apenas desgaste físico.

Objetivamente, o que a meditação proporciona é:

  • aceleração da capacidade potencial do cérebro;
  • liberação do tecido neural;
  • diminuição de risco de doença cardíaca;
  • melhoramento da memória recall.

Esses são os principais pontos que podem ser comprovados por meio de trabalhos científicos, como os estudos conduzidos pela Frontiers Human Neuroscience em parceria com a Universidade de Los Angeles – UCLA.

A cooperação dessas duas instituições, em específico, busca compreender a velocidade do processamento de informações em cérebros de meditadores contumazes em comparação a um grupo de controle com pessoas que nunca realizaram essa prática.

Já sabe como ter mais disposição durante seu dia? Depois de acompanhar o post de hoje, esperamos que sim. Perceba que são vários os hábitos que devem ser evitados. Ao mesmo tempo, devemos incorporar algumas atividades em nosso dia a dia, como a meditação. Com alguns minutos de prática diária, você poderá perceber a diferença em questão de semanas.

 

Para conferir mais conteúdo, assine minha newsletter e receba novas publicações diretamente em seu e-mail.

 

Junte-se a minha lista de assinantes

receba conteúdo exclusivo

You have Successfully Subscribed!

Insira seu e-mail e seja um dos primeiros a saber sobre os próximos cursos.

You have Successfully Subscribed!

Insira seu e-mail e seja um dos primeiros a saber sobre o próximo INQUIETOS MEDITAM

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This