Escolha uma Página

4 dicas para viver melhor e com mais energia

Viver melhor, mais disposto, com mais energia e vitalidade é uma meta para muita gente. E, ao contrário do que muitos pensam, não basta passar por uma simples readequação alimentar ou fazer aquela viagem que você sempre sonhou, embora esses possam ser pontos importantes para quem está em busca de um novo estilo de vida.

Nessa jornada, é preciso trabalhar pelo equilíbrio entre corpo e mente, o que apenas uma mudança unilateral de hábito não resolve. Outros aspectos, como prática regular de exercícios físicos e sono de boa qualidade, também são fundamentais. Nesse sentido, a meditação também aparece como um diferencial, por se tratar de um meio muito interessante de lidarmos melhor com nossas emoções e pensamentos.

Hoje, vou tratar de cada uma dessas questões e seus respectivos significados para o bem-viver. Acompanhe!   

1. Se alimentar bem

Como já falei há pouco, comer bem é o passo inicial para começar a transição para um novo estilo de vida. Em relação a isso, é importante ter em mente que dietas mirabolantes não devem ser uma opção, uma vez que todo processo de reeducação alimentar deve combinar refeições com maior nível nutricional e suas preferências.

Afinal de contas, o que se espera de uma nova dieta é que ela seja seguida. E, ao escolher alimentos que nada te apetecem para consumir diariamente, a autossabotagem é certa. Por isso, faça um exercício de bom senso na hora de planejar o que comer. 

Viver melhor2. Dormir melhor

A maioria das pessoas desconsidera a importância de dormir bem. Nesse caso, não estou falando somente de horas de sono, mas sim de qualidade do sono. Você entende essa diferença?

Com isso, quero dizer que não basta deitar e dormir por 8h consecutivas. Mais do que dormir por determinado número de horas, você precisa se sentir bem-disposto e revigorado ao acordar.

Para isso, alguns novos hábitos em sua relação com o sono devem mudar. Sem me aprofundar no tema, devo dizer que mudanças simples, como manter horários fixos para acordar e se levantar, podem ajudar bastante. Eu explico essa e outras questões sobre dormir bem para viver melhor neste post. 

3. Exercícios físicos regulares

A prática regular de exercícios físicos, combinada a outros aspectos já listados, é outra maneira de viver melhor. Não se trata somente de se manter saudável ou ter um corpo atlético. Atividades como corrida, natação ou qualquer outra prática aeróbica podem levar a produção dos chamados “hormônios do prazer”, como a endorfina e a citosina.

Na prática, isso significa que seu corpo promoverá reações químicas responsáveis por te deixar em um estado de profundo bem-estar. Sem falar em outros benefícios, como a autoestima elevada e o prazer envolvido em realizar uma atividade de sua preferência. 

4. Prática de meditação

Em se tratando de viver melhor, eu não poderia deixar de falar de meditação, essa que é uma forma genuína de equilibrar a própria mente e as emoções. Não podemos nos esquecer de que, atualmente, um dos grandes “males do século” leva o nome de ansiedade. E é natural que seja assim.

Com o ritmo de vida que a sociedade moderna nos impõe, viver de forma equilibrada é um verdadeiro milagre. Quantos e-mails devemos ler e responder diariamente? Quantas horas de convívio familiar e descanso são sacrificadas todas as semanas em nome do trabalho? Quanto tempo não somos levados a consumir, consumir, consumir para não refletirmos sobre a nossa própria essência?

Em meio a esse turbilhão, você pode encontrar na meditação o alívio necessário para desacelerar um pouquinho e caminhar com mais consciência rumo a viver melhor.

Gostou de mais este post? Assine a minha newsletter e receba regularmente mais conteúdo diretamente em seu e-mail! 

 

Junte-se a minha lista de assinantes

receba conteúdo exclusivo

You have Successfully Subscribed!

Insira seu e-mail e seja um dos primeiros a saber sobre os próximos cursos.

You have Successfully Subscribed!

Insira seu e-mail e seja um dos primeiros a saber sobre o próximo INQUIETOS MEDITAM

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This