Escolha uma Página

7 Dicas para ter uma vida sem estresse e mais feliz

Conhecer dicas para uma vida mais feliz e sem estresse é o que muita gente precisa para mudar aquilo que não anda bem. Isso se deve ao fato de, muitas vezes, já termos esgotado nosso repertório de saídas possíveis para situações de dificuldade.

Nessas situações, resta buscar novas alternativas para uma vida mais tranquila, sem grandes preocupações. Pensando exatamente nisso, preparei neste post 7 dicas incríveis para quem tomou para si esse propósito. Confira!

Vida sem estresse Cuide de seu corpo

O equilíbrio entre mente e corpo é uma espécie de fórmula infalível para o bem-estar. Ao se exercitar regularmente, praticando uma atividade de sua preferência, há uma repercussão extremamente positiva em seu organismo e estado de ânimo de forma geral, que se deve à liberação de hormônios ligados ao prazer, ao relaxamento e à confiança, como a endorfina e a serotonina.

Aceite-se

Muito de nosso desconforto em relação a nós mesmos se deve a projeções infundadas sobre o que deveríamos ser. Isso traz uma enorme ansiedade em relação ao futuro e acaba por nos frustrar à medida que as expectativas não se realizam.

Nesse sentido, minha dica é: aceite-se. Sua personalidade, atual emprego, condição financeira, relacionamento afetivo… todas essas circunstâncias são mutáveis, mas simplesmente fazer da mudança uma ideia fixa é algo que faz mal para você mesmo.

Mais importante é entender o momento que você vive e ser feliz agora. Até mesmo para trabalhar com mais consistência por aquilo que você deseja.

Cultive relacionamentos virtuosos

Inevitavelmente, o meio que nos cerca influencia diretamente nosso modo de ser e de viver. Se esse meio estiver cercado de pessoas tóxicas, alguma coisa poderá não ir bem com você.

O caso mais simbólico, sem dúvidas, são os relacionamentos afetivos. Um companheiro ou companheira que te deixa para baixo, incorre em constantes julgamentos e não o apoia quando necessário, não merece compartilhar de seu convívio. O mesmo vale para amigos e familiares. Se a relação não é pacífica, positiva para ambas as partes, não vale a pena insistir em cultivar esse laço. Aposte sempre em quem lhe faz bem e traz algo de positivo a sua vida.

Destine tempo para você

Destinar algum tempo para nós mesmos é fundamental. Isso porque, quando nos dedicamos integralmente ao trabalho, aos estudos ou a outras pessoas, deixamos de exercer nossa subjetividade, aquilo que nos faz bem de verdade e dá significado à vida.

Por isso, reserve parte de seu dia para o autocuidado, seja para pura contemplação da natureza, alguma atividade de lazer ou qualquer tarefa que tenha significado profundo para você.

Não leve nada para o lado pessoal

Consultando o dicionário, você encontrará o seguinte significado para a palavra “melindre”: disposição para se ressentir, se ofender. Você se enxerga como alguém melindroso? Pode ser que não, mas essa é uma característica quase intrínseca ao ser humano.

Basta pensar em várias situações em que você recebeu alguma crítica por seu trabalho e logo associou a fala de seu interlocutor a indisposição pessoal dele em relação a você. Olhando para essas questões de forma desapaixonada, é natural perceber que no momento um ego ferido o fez pensar dessa forma.

Dessa maneira, podemos dizer que não levar nada para o lado pessoal é uma dica preciosa para quem quer ser mais feliz. É uma maneira de estar no mundo com mais leveza e manter um olhar de maior empatia em relação ao outro.

Faça o que tem de ser feito no tempo certo

A gestão de tempo é algo precioso. Muito do que nos aflige atualmente se deve ao fracasso em relação a essa demanda.

Quando no trabalho, por exemplo, aquelas horas desperdiçadas com atividades que não eram prioritários geralmente fazem você levar aquele relatório para terminar em casa. Consequentemente, isso consumirá seu tempo destinado a ficar com a família ou simplesmente relaxar. E no dia seguinte e também no transcorrer da semana vem o cansaço.

Perceba que esse tipo de situação é uma espécie de bola de neve, com uma circunstância indesejada levando a outra. Daí a dica deste tópico: faça o que tem de ser feito no tempo certo. Seja um inimigo da procrastinação em nome da sua própria felicidade.

Durma com mais qualidade

Chegamos a nossa dica de ouro, que é dormir com mais qualidade. Entenda que, por qualidade, não quero dizer dormir 10 ou 12h, mas sim repousar e acordar no dia seguinte devidamente descansado, pronto para encarar o dia, ainda que com 6h de sono.

Você se enxerga capaz de levar esse tipo de relação com seu sono? Pois saiba que é perfeitamente possível, desde que se pratiquem as técnicas corretas de relaxamento e se criem novos hábitos em relação ao sono. Neste post eu explico em maiores detalhes como tudo deve ser feito.

Depois de conferir mais este post de nosso blog, convido você a fazer o teste do inquieto para que descubra qual seu estado atual de atenção. Faça agora mesmo e confira qual o seu diagnóstico.

Junte-se a minha lista de assinantes

receba conteúdo exclusivo

You have Successfully Subscribed!

Insira seu e-mail e seja um dos primeiros a saber sobre os próximos cursos.

You have Successfully Subscribed!

Insira seu e-mail e seja um dos primeiros a saber sobre o próximo INQUIETOS MEDITAM

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This